


Revista Científica Multidisciplinar Nova Terra
v. 2 n. 1 (2025): Publicação em Fluxo contínuo
ARTIGO
https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202501
A dissociação epistemológica entre ciência e religião: um ensaio crítico
Ivânia Paula Freitas de Souza Sena; João José da Silva Carrilho; José Gonçalves do Nascimento
Resumo: Este ensaio analisa criticamente a tentativa de unificação entre ciência e religião, destacando as diferenças epistemológicas e metodológicas que tornam essa integração impraticável e prejudicial. A ciência fundamenta-se no método científico, na testabilidade e na possibilidade de refutação, enquanto a religião opera no campo da fé e da subjetividade. Utilizando perspectivas teóricas de Karl Popper, Bertrand Russell e Stephen Jay Gould, o ensaio demonstra que os critérios de validação, os objetos de estudo e as abordagens desses campos são incompatíveis. Conclui-se que a separação respeitosa entre ciência e religião é necessária para preservar a integridade de ambos os domínios e evitar a contaminação mútua que enfraquece suas respectivas contribuições à sociedade.
Palavras-chave: Ciência; Religião; Epistemologia; Incompatibilidade
https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202502
Produção de Vídeos no Ensino de Matemática: Repercussões para a Aprendizagem de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Itana Maria de Araújo Lima Amorim; Américo Junior Nunes da Silva
Resumo: Este estudo, resultado de uma pesquisa-ação, busca compreender as percepções dos alunos sobre os impactos de sua participação na produção do vídeo “Matemática e os Jogos Olímpicos”, com ênfase na aprendizagem matemática promovida pelo projeto. A iniciativa foi desenvolvida com estudantes do nono ano de uma escola pública em Lauro de Freitas, Bahia, culminando na criação de um vídeo educativo que recebeu destaque e premiação no 8º Festival Nacional de Vídeos Digitais e Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados indicam que a integração entre tecnologia e ensino potencializa a aproximação dos estudantes com os conceitos matemáticos, impactando positivamente suas aprendizagens. Experiências como essa demonstram a possibilidade de ressignificar o processo educativo e fortalecer o protagonismo estudantil, possibilitando o reconhecimento em nível nacional.
Palavras-chave: Produção de Vídeos. Modelagem matemática. Multimodalidade. Multiletramentos.

