ARTIGO
A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA:
Um estudo numa escola municipal de Feira de Santana
doi https://doi.org/10.62987/revistanovaterra.e202403
Fabio Dantas de S. Silva
Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Doutor em Educação
id https://orcid.org/0000-0003-3227-2388
E-mail: fdssilva@uefs.br
Emilly Bernardino de Jesus
Universidade Estadual Feira de Santana. Graduanda do 8° semestre de Licenciatura em Pedagogia.
id http://orcid.org/0009-0003-6867-0975
E-mail: emillybernardino18@gmail.com
Thainá Nascimento dos Santos
Universidade Estadual Feira de Santana. Graduanda do 8° semestre de Licenciatura em Pedagogia.
id https://orcid.org/0009-0005-2501-4323
E-mail: thaina.bsantos@outlook.com
Palavras-chave: Educação. Coordenação Pedagógica. Relação família-escola
Resumo
O presente artigo tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pela coordenação pedagógica na gestão de uma escola pública no município de Feira de Santana, Bahia, buscando compreender a relação entre família e escola e os obstáculos que surgem nesse contexto. Trata-se de um estudo realizado a partir da experiência do Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica. Nessa direção, temos como questão norteadora: quais os desafios enfrentados pelas coordenadoras pedagógicas, de uma escola pública do município de Feira de Santana, na mediação da relação entre a família-escola? O estudo ancora-se no arcabouço teórico crítico do campo de estudo das políticas educacionais e da Gestão democrática. A metodologia empregada foi a pesquisa documental e a pesquisa participante. Os resultados da análise indicam que a escola busca através de ações envolver a família em decisões importantes e manter um diálogo constante com a comunidade escolar.